O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) denuncia, nesta terça-feira, 25, a situação crítica enfrentada pelos trabalhadores do Hospital Regional de Itabaiana. Em visita à unidade, o presidente do Sintasa, Janderson Alves, constatou graves problemas, incluindo superlotação, falta de funcionários e condições precárias de trabalho, responsabilizando diretamente o secretário estadual de Saúde e o governador pela situação.
De acordo com o presidente do Sintasa, a situação no hospital é “degradante”. “Recebemos denúncias dos trabalhadores sobre a situação dramática enfrentada diariamente. Estivemos em loco e verificamos que mais de 20 pacientes críticos estão sob os cuidados de apenas quatro técnicos de enfermagem. No pronto-soccorro, o quadro é ainda pior, com mais de 40 pacientes sendo atendidos por apenas cinco técnicos”, relatou Janderson.
No último domingo, a situação chegou ao extremo: profissionais ficaram sobrecarregados durante os horários de descanso dos colegas, tendo que atender até 12 pacientes ao mesmo tempo. “Isso é inaceitável. O Sintasa não irá se calar e já estamos preparando documentos para oficializar essa denúncia à Secretaria Estadual de Saúde, à Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e ao Ministério Público”, afirmou o presidente.
Janderson Alves também destacou que o Sintasa não descarta convocar mobilizações e até mesmo uma paralisação geral no Hospital Regional de Itabaiana, caso não haja medidas imediatas do governo estadual.





