O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (SINTASA) segue firme na defesa do pagamento integral do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de São Cristóvão. A entidade luta para assegurar que os trabalhadores recebam seus direitos de forma justa e sem mais atrasos.
A batalha começou em 2015, quando o sindicato entrou com uma ação de cobrança contra o município, visando garantir a remuneração correta da categoria. Após negociações, um acordo foi firmado para que os valores fossem pagos em cinco parcelas. No entanto, de forma inesperada, o próprio município que assinou o acordo entrou com uma ação anulatória para questioná-lo.
Agora, a Justiça decidiu que o processo voltará a seguir seu curso inicial, dando esperança aos agentes de saúde. O SINTASA trabalha para acelerar o pagamento, estudando a possibilidade de utilização da Requisição de Pequeno Valor (RPV), o que garantiria o repasse dos valores devidos em até 60 dias após a decisão judicial.
“Estes agentes desempenham um papel essencial na promoção da saúde pública. Por isso, reforçamos nosso compromisso com a valorização desses profissionais e asseguramos que continuaremos na luta pelos direitos da categoria”, afirmou Janderson Alves, presidente do Sintasa.
Atualização cadastral
O SINTASA alerta que a atualização cadastral é fundamental para garantir o recebimento dos valores devidos. Por isso, orienta que todos os beneficiários procurem a entidade o mais rápido possível para evitar qualquer imprevisto no processo de pagamento. Outra possibilidade de atualização cadastral é comparecer a sede do Sintasa no dia 12 de março, na Assembleia Geral Extraordinária, com primeira chamada às 14h, e segunda chamada, às 14h30min, tendo como pauta os esclarecimentos do departamento jurídico do sindicato a respeito do processo.