O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintasa) anunciou nesta terça-feira, 28 de janeiro, a suspensão da assembleia geral marcada para a próxima sexta-feira, dia 31. A decisão foi tomada em conjunto após uma reunião entre a diretoria do sindicato, representantes da Comissão de Trabalhadores Estatutários e do Quadro Permanente do Estado (QPEs) da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e a diretoria da FHS. O encontro resultou no compromisso da gestão em oficializar, até quinta-feira, 30, um calendário de reuniões e negociações sobre os benefícios previstos no acordo coletivo de trabalho.
O presidente do Sintasa, Janderson Alves, destacou que os trabalhadores enfrentam problemas relacionados a esses benefícios desde janeiro de 2022. No entanto, a abertura de um canal de diálogo com a FHS permitiu avanços significativos. “A diretora Adna se comprometeu a formalizar um cronograma de negociações, o que nos levou juntamente com a comissão de trabalhadores suspender a assembleia prevista para esta semana”, explicou Janderson.
A assembleia, que seria realizada na sexta-feira, foi adiada para uma data ainda a ser definida, mas que deve ser anunciada assim que o Sintasa receber o planejamento oficial da gestão. O sindicato reforçou que convocará os trabalhadores para uma nova reunião o mais breve possível, garantindo transparência e continuidade no processo de negociação.
Janderson Alves agradeceu a participação da Comissão de Trabalhadores Estatutários e dos presentes no encontro, ressaltando a importância da união e do diálogo para a conquista de direitos. “Estamos confiantes de que, com o compromisso assumido pela FHS, conseguiremos resolver as pendências e garantir os benefícios que são de direito dos trabalhadores”, afirmou.
A expectativa agora é que o calendário de reuniões seja formalizado até quinta-feira, dando início a um novo capítulo nas negociações entre o Sintasa e a FHS.