O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) reforçou, nesta terça-feira, 10, sua aproximação com os trabalhadores do Hospital Regional de Itabaiana, gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). A visita foi conduzida pelo presidente da entidade, Janderson Alves, acompanhado pela diretora do sindicato, Iza Melo, e incluiu orientações, escuta de demandas e convocações para as próximas assembleias.
Durante a visita, Janderson destacou a importância do diálogo direto com os profissionais. “É uma maneira de o sindicato estar mais próximo do trabalhador e de o trabalhador se sentir mais próximo do sindicato. Estamos convocando para que, na Assembleia Setorial, possamos elaborar a minuta do acordo coletivo 2025/2026 da FHS”, afirmou o presidente.
Demandas estruturais no Expurgo
Uma das principais pautas levantadas durante a visita foi a situação precária do expurgo, espaço de trabalho localizado no hospital. Apesar de ter passado por uma mini-reforma, o local continua inadequado, segundo o sindicato. Entre as principais queixas estão a ausência de climatização, a falta de ventiladores e de ar-condicionado, além da carência de mobiliário básico para os trabalhadores, como cadeiras adequadas.
“O correto é ter ar-condicionado, mas nem ventiladores existem. Não há local apropriado para o trabalhador desempenhar suas funções. Vamos oficializar a Secretaria de Estado para que sejam tomadas as providências necessárias, incluindo adequações às Normas Regulamentadoras (NRs) de segurança”, enfatizou Janderson.
Próximos passos
O Sintasa aproveitou a visita para convocar os trabalhadores para duas assembleias importantes. A primeira, voltada para os profissionais do Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2014, ocorrerá no próximo dia 17. A segunda, destinada aos concursados da FHS, terá como foco principal a construção do acordo coletivo 2025/2026.







