Estatutários decidem aguardar resposta de secretário da SES sobre igualdade de benefícios

O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) realizou, nesta terça-feira (29), uma Assembleia Extraordinária com os servidores estatutários e trabalhadores do Quadro Permanente do Estado (QPE) cedidos à Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), na frente da Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE). O principal foco do encontro foi discutir a igualdade de direitos para esses trabalhadores em relação aos benefícios garantidos no Acordo Coletivo das fundações.

Na ocasião, o presidente do Sintasa, Janderson Alves, atualizou a categoria sobre os resultados de uma reunião realizada na semana anterior com o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, e a diretora da FHS, Adna de Santana. Segundo Janderson, ficou sugerido que o secretário levará as reivindicações diretamente ao governador e à Secretaria de Administração. A principal demanda da categoria é a inclusão nos benefícios dos estatutários dos auxílios alimentação e educação, já concedidos aos trabalhadores celetistas da FHS, além da permissão para receberem horas extras.

Para o Sintasa, a desigualdade de benefícios entre estatutários e celetistas é uma situação injusta, considerando que ambos realizam as mesmas funções, como as dos auxiliares de enfermagem. “O nosso apelo é que o governador assegure os mesmos direitos para os trabalhadores estatutários da saúde. Eles estão exercendo as mesmas atividades dos celetistas e, portanto, deveriam ter as mesmas garantias”, afirmou o líder sindical, que esteve acompanhado de outros diretores.

A proposta defendida pela categoria sugere que o governador encaminhe um projeto de lei à Assembleia Legislativa, possibilitando que os deputados votem em prol dos trabalhadores, garantindo os benefícios pleiteados. “Acreditamos que a votação será unânime em favor da categoria”, completou o presidente.

Ao final da assembleia, a categoria decidiu aguardar a resposta da Secretaria de Estado da Saúde, prevista para o dia 22 de novembro, quando ocorrerá uma nova reunião com a direção do Sintasa e representantes da FHS. A expectativa é que essa reunião traga um posicionamento mais concreto sobre as reivindicações. A próxima assembleia da categoria está marcada para o mesmo dia, às 9 horas, em frente à sede da secretaria.