A direção do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde de Sergipe (Sintasa) realizou, nesta terça-feira, 28, uma série de visitas às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Tobias Barreto e Boquim, além do Hospital Regional de Estância.
O objetivo das visitas foi apresentar a nova gestão do Sintasa, convocar os trabalhadores para uma Assembleia Geral, no dia 5 de junho, esclarecer dúvidas sobre cláusulas pendentes da negociação do Acordo Coletivo da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e discutir o novo reajuste salarial anunciado pelo Governo do Estado.
As visitas, descritas pela direção do sindicato como “muito produtivas”, também tiveram como foco aproximar a entidade dos trabalhadores, com planos de retornar às unidades de saúde a cada 30 a 40 dias.
A receptividade dos filiados foi destacada, embora a superlotação e a sobrecarga de trabalho nas três unidades visitadas tenham sido pontos de crítica recorrentes.
Na UPA de Tobias Barreto, em particular, os trabalhadores expressaram preocupações com a segurança no ambiente de trabalho.
Segundo o presidente do Sintasa, Janderson Alves, os guardas patrimoniais não estão adequadamente preparados para lidar com situações que envolvem a segurança dos servidores de saúde, frequentemente expostos a riscos ao atender pacientes e acompanhantes em situações de alta tensão.
Como parte das reivindicações, o Sintasa planeja oficializar a FHS e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para tratar das questões levantadas.
Entre as principais demandas, está a ampliação da parceria existente entre algumas unidades de saúde e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), especificamente com o Batalhão Especial de Segurança Patrimonial (BESP), que atualmente já atua em localidades como Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana.
“O Sintasa defende que essa parceria seja estendida para todas as regionais, garantindo a presença de policiais do BESP nas unidades de saúde que ainda não contam com esse tipo de serviço”, afirma Janderson Alves, que esteve presente com as diretoras Karla Rejany e Iza Melo.
A segurança dos trabalhadores é vista pelo sindicato como um aspecto crucial para o bom funcionamento das unidades de saúde e a prestação de um serviço de qualidade à população.
Comprometimento e serviços
A direção do Sintasa reafirma seu compromisso com a luta pelos direitos dos trabalhadores e convida todos os filiados a participarem ativamente das próximas assembleias e atividades promovidas pelo sindicato. Para facilitar a comunicação, disponibiliza o número de contato (79) 99925-1670 e promove iniciativas como jogos de futebol e ampliação do atendimento jurídico aos filiados.