Empossada mesa diretora do Sintasa para nova gestão 

A comissão eleitoral deu posse à nova mesa diretora do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde de Sergipe (Sintasa), neste sábado, 9, marcando o início da gestão 2024-2030. A chapa “Sempre pelo Trabalhador” conquistou a eleição por aclamação no final de fevereiro, trazendo consigo a promessa de dar continuidade aos esforços em prol dos profissionais da saúde.

“Nosso trabalho é olhar para o cuidador, cuidar de quem a gente mais precisa que é o servidor e isso aí o Sintasa está fazendo. Tivemos avanços nos últimos anos e iremos continuar querendo avançar mais. Recentemente, depois de muitas mobilizações promovidas pelo Sintasa, conseguimos na Justiça a garantia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a renovação do contrato com a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), garantindo assim o emprego destes trabalhadores, e agora é concluir o novo Acordo Coletivo de Trabalho”, afirmou Augusto Couto, presidente reeleito do Sintasa.

Outro ponto de destaque do líder sindical é a revisão do Plano de Emprego e Remuneração (PER), além de acompanhar de perto as bandeiras de lutas dos servidores municipais. “Nós estamos num trabalho intenso em diversos municípios, como Maruim, Laranjeiras, Salgado e Itabaiana. Afinal, o sindicato não é apenas para os servidores que trabalham na capital, mas do estado inteiro”, ressaltou Augusto.


Aliás, os servidores do interior estarão bem representados com dois novos membros do conselho fiscal do Sintasa. Trata-se de Karla Rejany, lotada no município de Maruim, e Iza Melo Souza, do município de Itabaiana. “Coloquei meu nome nesta chapa para representar o Hospital de Itabaiana e não só de lá, mas também de toda aquela região. Vamos continuar lutando para construir um novo acordo coletivo com muitos benefícios aos servidores”, afirmou Iza Melo, técnica de enfermagem de Itabaiana.

Anos de conquistas

Por sua vez, o diretor Adaílton dos Santos está otimista com os próximos anos desta gestão. “Muitas conquistas virão!”, atestou. Ele relembrou dos avanços recentes significativos da categoria fruto das mobilizações, paralisações, negociações do Sintasa junto aos gestores. 

“No último ano do governo de Belivaldo Chagas, foi dado aumento de 32% para os trabalhadores estatutários. Os que trabalham na Fundação Hospitalar de Saúde receberam 22%. No governo atual, já conseguimos 10%. Não é o ideal, mas foram avanços significativos”, recorda Adaílton.

O diretor põe em relevo também as conquistas no valor do tíquete-alimentação, que é R$ 500,00 para o pessoal da FHS e mais de R$ 700,00 para o da Fundação Parreiras Horta e Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Além disso, graças a negociações do Sintasa, hoje os trabalhadores da Funesa laboram 30 horas semanais. “Nosso objetivo, é conseguirmos esta mesma carga horária semanal para os profissionais da FHS”, completa Adaílton dos Santos.

Prestigiando a posse estiveram o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE), Marcel Azevedo; a presidente da comissão eleitoral, Nubia Santana; o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulâncias de Sergipe (Sindconam/SE), Robério Batista; o presidente do Sintepav/SE, Lázaro Augusto; além de Raimundo Nonato,  da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e o contabilista do Sintasa, Josevaldo Mota.

Mesa diretora do Sintasa

Presidente: Augusto Couto

Tesoureira: Maria de Lourdes

Secretário: Adson Santos

Secretaria da Mulher: Maria Auxiliadora

Secretaria de Aposentados e Pensionistas: Valdenice Rodrigues

Secretaria de Ação Social: Adaílton dos Santos

Secretaria de Assuntos Jurídicos: Janderson Alves

Primeiro Membro Conselho Fiscal Titular: Maria Edite

Segundo Membro Conselho Fiscal Titular: Grasiela Santos

Terceiro Membro Conselho Fiscal Titular: Iza Melo Souza

Primeiro membro do Conselho Fiscal Suplente: Marcos Antônio

Segundo membro do Conselho Fiscal Suplente: Karla Rejany