A direção do Sintasa divulgou na manhã desta quinta-feira, 31, aos trabalhadores do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e no Hospital Regional de Itabaiana, através de panfletagem, a manifestação que ocorrerá na próxima semana, de segunda a quarta-feira, na frente da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Na ocasião, foram constatadas diversas situações absurdas como, na Ala Verde do HUSE, quando um profissional da enfermagem estava cuidando ao mesmo tempo de 15 pacientes. “Isso é um absurdo! Como é que um trabalhador vai dar conta de 15 pessoas?”, argumenta o presidente do Sintasa, Augusto Couto.
O líder sindical observa que além da falta de condições de trabalho, a categoria ainda sofre com a forma que foi aprovada na Assembleia Legislativa o Piso na Enfermagem, não como salário, mas como abono e proporcional à carga horária.
“O Sintasa irá iniciar as suas mobilizações com todos os trabalhadores das três fundações sejam Estatutários, Celetistas ou PSS, representados pelo sindicato, que estiverem de férias, licença ou de folga, para mostrarmos à população de Sergipe que este Governo que está aí não gosta da enfermagem. A verdade é esta!”, afirma Augusto.
Depois do HUSE, o Sintasa foi para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, onde deparou-se que, desde ontem, não tem água mineral para os trabalhadores beberem. “Existem alguns bebedores lá, mas a informação é que são de poços”, disse Couto, que esteve presente com o gerente-administrativo, Janderson Alves.