Denúncias sobre a alimentação fornecida aos funcionários durante o plantão noturno no Hospital e Maternidade Santa Isabel têm sido recebidas pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde de Sergipe (Sintasa). Segundo relatos, a situação se repete diariamente, levantando preocupações entre os trabalhadores. O presidente do Sintasa, Augusto Couto, informou que o sindicato está buscando uma reunião com a diretoria do hospital para entender o planejamento e exigir melhorias nas refeições oferecidas aos funcionários.
“Há meses que só existe este cardápio de sopa. Todos os dias e em todos os plantões. Isto a diretoria do Sintasa repudia veementemente”, afirmou Augusto.
Além das questões alimentares, outra denúncia apontada é o atraso e parcelamento dos salários dos profissionais. “Alguns trabalhadores recebem numa data e outros trabalhadores em datas diferentes. E chegou ao conhecimento que a folha salarial foi finalizada no dia 13 de julho, sendo que o quinto dia útil foi o dia 7 de julho”, revelou o líder sindical.
Outro ponto levantado é que os funcionários estão sendo obrigados a tirar férias sem receber o pagamento antecipadamente. “Neste mês de julho, quem saiu de férias no dia primeiro ou segundo até o dia 15, pelo menos, ainda não havia recebido o valor correspondente das férias”, afirmou Augusto Couto.
O Sintasa já está tomando medidas para resolver essas questões diretamente com o hospital, mas caso a situação não mude, o sindicato planeja fazer uma denúncia no Ministério do Trabalho, buscando uma intermediação para resolver definitivamente esses problemas.