O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) participou, nesta segunda-feira, 17, de uma audiência pública, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Sergipe (OAB/SE), na própria sede da entidade, para debater sobre a extinção do contrato da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
De acordo com o presidente do Sintasa, Augusto Couto, a OAB estará inclusa na Ação Civil Pública (ACP) que trata da FHS e estará presente no Grupo de Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do qual o Sintasa faz parte, e que debate a situação da Fundação.
“Estamos felizes por podermos contar agora com essa parceria da OAB/SE nesta situação tão grave que é a possível extinção da FHS. Com fé em Deus, vamos fazer de tudo para que a fundação não ser extinta”, afirmou Augusto Couto.
Segundo o líder sindical, a Ação Civil que corre na Justiça não é sobre a extinção da Fundação, mas sim contra o contrato da SES com a FHS. “A nossa luta é para que o trabalhador tenha a garantia do emprego na fundação”, afirmou Augusto.
Por sua vez, o presidente da OAB/SE, Danniel Alves Costa, deixou claro que não está se discutindo a autonomia do Estado de gerenciar a saúde em Sergipe, mas sobre a forma que esta gerência vai ser feita.
“A OBA está trazendo pra cá este debate que é voltado pra a coletividade. É preciso ouvir os sindicatos, trabalhadores, e o Estado e ouvindo a gente vai conseguir colaborar da melhor forma possível”.