Com apoio do Sintasa, trabalhadores de Itabaiana param por 72 horas

A paralisação de 72 horas dos trabalhadores da saúde de Itabaiana, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), começou com um panelaço na frente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na manhã desta quarta-feira. 

No final da tarde da terça-feira, 20, a gestão de Itabaiana entrou em contato com o Sintasa informando que o secretário estaria afastado por problema de saúde e o prefeito está cumprindo uma agenda de compromisso em Brasília, mas deixou aberta uma reunião para esta sexta-feira, 23, às 8h, no gabinete do secretário, com a presença tanto do prefeito como do secretário.

“Agradecemos aos trabalhadores por terem aderido a esta paralisação e terem se reunido no ato desta manhã. E agradecemos a gestão por ter se manifestado e aberto esta data para continuar a negociação com a categoria”, disse Augusto Couto, presidente do Sintasa, ladeado pela diretoria Maria de Lourdes e o gerente-administrativo Janderson Alves.

Apesar de já existir esta data para uma reunião, a paralisação continua, inclusive, nesta quinta-feira, 22, os trabalhadores irão para a Câmara Municipal de Vereadores pedir apoio daquela casa legislativa nas reivindicações da categoria. Na sexta, a diretoria do sindicato se reúne com a gestão e na sequência haverá uma assembleia com todos para transmitir a resposta da gestão e deliberar os próximos passos.

As bandeira de luta da categoria giram em torno do pagamento do Piso da enfermagem, gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF), Tarde de estudos para os trabalhadores, Reajuste Salarial e Regulamentação das 30 horas semanais.