O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) realizou, nesta sexta-feira, 16, um ato público em Nossa Senhora das Dores, durante o evento do Governo do Estado intitulado “Sergipe é Aqui”. A ação do sindicato faz parte da paralisação de 24h iniciada às 7h desta sexta pra chamar atenção da gestão em relação às reivindicações da categoria.
A iniciativa do Sintasa rendeu frutos. Representantes da FHS e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) convidaram o sindicato para uma reunião nesta segunda-feira, 19, às 9h, na própria secretaria. “O secretário de saúde nos encontrou no ato e afirmou que o Governo está trabalhando pela não extinção e que garantiria o emprego dos trabalhadores. Além disso, afirmou que até o final do mês é compromisso do governador anunciar o piso da enfermagem”, disse Augusto Couto, presidente do Sintasa.
Durante o ato, o governador Fábio Mitidieri passou rapidamente no local no qual o grupo do Sintasa estava reunido e disse que onde existe problema, referindo-se às questões jurídicas para a extinção da FHS, também havia solução, afirmando que o Governo do Estado absorveria todos os trabalhadores.
O líder sindical destacou ainda que após a reunião de segunda-feira, será divulgada a data da próxima assembleia para informar o que foi decidido na reunião. “O Sintasa não para. Estamos ativos e atuantes em todo o estado. Mas sabemos que esta luta não é apenas da direção do sindicato, mas de todos os trabalhadores que representamos. Desde já, agradecemos a todos que vieram para Nossa Senhora das Dores e nos ajudaram a termos mais força para pressionar o Governo do Estado a fim de que nossas demandas sejam atingidas. E também aqueles profissionais que estão mobilizados nos seus respectivos estabelecimentos de saúde”, disse Augusto, exemplificando como no Hospital de Urgência e Hospital de N. Senhora do Socorro.
Diga-se que não é de agora que o Sintasa vem buscando caminhos para que os trabalhadores sejam beneficiados. Na terça-feira, 13, houve uma ação na Assembleia Legislativa de Sergipe, aonde foi pedido apoio dos deputados. Nesta sexta, a realização de uma paralisação de 24h com ato em Nossa Senhora das Dores, conforme deliberação da assembleia do dia 30 de maio. “Nosso objetivo é que todos os trabalhadores estejam com seus empregos garantidos tanto os concursados como os contratados. Afinal, todos merecem respeito! E o Piso da Enfermagem implantado em Sergipe”, completou Augusto Couto, ladeado pela diretora Maria de Lourdes e o gerente-administrativo, Janderson Alves.