Sintasa protocola reivindicações dos trabalhadores de Santo Amaro

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Sergipe (Sintasa) protocolou, nessa quinta-feira, 18, um ofício na Prefeitura Municipal de Santo Amaro, ao prefeito Paulo Cesar Oliveira Souza, com a lista de reivindicações da categoria deliberadas no mesmo dia pela manhã durante assembleia extraordinária.

Entre as principais demandas da classe destacam-se a recomposição salarial dos últimos três anos pelo índice do INPC, uma vez que na atual gestão não houve reajuste; rateio com toda equipe da gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF); Previne Brasil, rateando a porcentagem do incentivo, que é retido pelo município; e revisão da tabela de vencimento básico com base no INPC dos últimos 24 meses.

Além destes pontos, coloca-se em relevo ainda o pagamento do Piso da Enfermagem, uma vez que já foi publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de maio de 2023, a Lei 14.581/23, que garante R$ 7,3 bilhões para o pagamento do piso nacional da enfermagem.

“Solicitamos que a gestão encaminhe para a Câmara Municipal a Lei complementar para a regularização do pagamento do piso”, explica Augusto Couto, presidente do Sintasa.

Nova Assembleia

No documento, foi informado também que  haverá uma nova assembleia, após 10 dias da entrega deste ofício, e não havendo nenhuma resposta de forma oficial, os trabalhadores irão paralisar suas atividades por 24 horas, em a ser definida.