A Prefeitura Municipal de Itabaiana terá até a próxima quarta-feira, 10, para responder positivamente em relação às demandas financeiras dos trabalhadores municipais da saúde, representados pelo Sintasa. Caso não responda, a categoria deflagrará uma paralisação de 48 horas a partir da próxima quinta-feira, 11.
Esta foi a deliberação dos trabalhadores na Assembleia Extraordinária, realizada na manhã desta quarta-feira, 3, após a caminhada pelas ruas da cidade, durante a paralisação de 24 horas, que começou às 7h com um ato público na frente da Secretaria Municipal de Saúde.
Os trabalhadores reivindicam o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem imediatamente; Piso calculado considerando a carga horária de 30 horas; Recebimento do passivo do reajuste salarial de 2022 e que negocie o reajuste deste ano. Além disso, a categoria reivindica o recebimento da gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF).
A gestão entregou ao sindicato um ofício solicitando mais 15 dias para dar resposta, alegando que estão analisando ainda a questão financeira, o que foi negado pela categoria na assembleia porque a gestão já havia feito este mesmo pedido no mês passado e não cumpriu o prazo.
“O prazo deliberado pelos trabalhadores foi até a próxima quarta. Se não responder, a paralisação de 48h começa na quinta-feira, com um ato às 7 horas na porta da prefeitura. Após a concentração, iremos fazer uma caminhada até a Câmara de Vereadores para pedirmos apoio ao poder legislativo à causa dos trabalhadores da saúde”, afirmou Augusto Couto, presidente do Sintasa, que esteve presente com o gerente-administrativo, Janderson Alves.