Sintasa avança para que reivindicações dos trabalhadores de Itabaiana sejam atendidas pela gestão

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) conseguiu, na manhã desta terça-feira, 28, a garantia do prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, para que pelo menos duas reivindicações da categoria sejam atendidas imediatamente. Trata-se do recebimento do passivo do reajuste salarial de 2022 e da gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF). Ambos, inclusive, com possibilidade de entrar já na folha salarial de abril.

Este avanço foi conseguido durante a reunião entre o Sintasa, comissão de trabalhadores, o prefeito do município e o secretário de Saúde, José Suelton Luiz.  Na ocasião, o Adailton Sousa informou que está analisando junto com os técnicos da gestão uma maneira para atender a categoria em relação ao pagamento do Piso Nacional da Enfermagem e o Piso calculado considerando a carga horária de 30 horas. Para isto, foi dado um prazo para que no dia 17 de abril, às 8h, numa reunião na Secretaria Municipal de Saúde, ele possa dar uma resposta.

“Estamos otimistas com os próximos passos que serão dados e o empenho que o prefeito tem demonstrado com a valorização dos profissionais da saúde, ainda mais depois do que eles passaram na pandemia”, afirmou Augusto Couto, presidente do Sintasa, que foi acompanhado da diretora Maria de Lourdes e do gerente-administrativo Janderson Alves.

Após a reunião, ocorreu a assembleia com os trabalhadores e foi repassado tudo o que foi discutido com a gestão, e já ficou deliberada outra assembleia justamente, no dia 17, logo após a reunião com a gestão.

“A expectativa é que na próxima reunião teremos um sinal positivo no tocante as 30 horas semanais e o Piso da Enfermagem. Espero que ele faça um estudo, até mesmo avaliando como está acontecendo em Alagoas, para poder valorizar a categoria do município”,disse Augusto Couto. “O Sintasa está sempre ativo. E não é diferente aqui em Itabaiana”, completou.