A diretora do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) reuniu-se em Assembleia Extraordinária com os servidores do município de Itabaiana, representados pelo sindicato, na manhã desta quinta-feira, 9, e foi deliberado que a categoria vai aguardar o prazo solicitado pela gestão para dar uma resposta às reivindicações dos trabalhadores.
Na semana passada, o secretário de saúde de Itabaiana, José Suelton, pediu que outra reunião fosse marcada no dia 16 de março e que aproveitaria este prazo para analisar todos os pedidos dos trabalhadores e que na próxima reunião iria dar uma resposta.
Na assembleia, foi deliberada ainda que a próxima assembleia da categoria será também no dia 16 de março, às 14h, ou seja, depois da reunião entre o Sintasa e a gestão que começa às 11h, e na ocasião, será informada a resposta do secretário.
Os trabalhadores reivindicam o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem imediatamente; Piso calculado considerando a carga horária de 30 horas; Recebimento do passivo do reajuste salarial de 2022 e que negocie o reajuste deste ano. Além disso, a categoria reivindica o recebimento da gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF).
Diga-se que na reunião do dia 3 de março o secretário ja tinha sinalizado sobre a folga quinzenal do nível médio a partir de abril e a coordenação da Atenção Primária da Saúde (APS) garantiu que até o dia 25 de cada mês a gerência das UBS irá enviar a escala com as datas.
Estiveram presentes na assembleia o presidente do Sintasa, Augusto Couto, a diretora Maria de Lourdes e o gerente-administrativo Janderson Alves.