Trabalhadores da saúde de Itabaiana vão parar dia 28 de março

Durante a Assembleia Extraordinária, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), nesta terça-feira, 21, os profissionais de saúde do município de Itabaiana, representados pelo sindicato, deliberaram pela paralisação por 24 horas, no dia 28 de março, por conta do não atendimento por parte do prefeito das reivindicações relativas às questões econômicas.

Ficou decidido também que no dia da paralisação haverá um ato público, na porta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a partir das 7 horas.

“Sentamos duas vezes com o secretário, mas só conseguimos avanço nas folgas quinzenais. Como a parte econômica ficou parada, não temos outra saída a não ser fazer esta paralisação. Queremos, entre outros pontos, a implementação do Piso da Enfermagem com base nas 30horas semanais”, explicou Augusto Couto, presidente do Sintasa, que esteve na assembleia com a diretora Maria de Lourdes e o gerente-administrativo, Janderson Alves.

Os trabalhadores reivindicam o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem imediatamente; Piso calculado considerando a carga horária de 30 horas; Recebimento do passivo do reajuste salarial de 2022 e que negocie o reajuste deste ano. Além disso, a categoria reivindica o recebimento da gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF).

O secretário municipal de saúde não conseguiu agendar com o prefeito para a realização de uma reunião com a categoria. Além disso, informou que a implantação do Piso Nacional implicaria um impacto financeiro em torno de R$ 350 mil.