Sintasa avança nas reivindicações dos trabalhadores de Itabaiana

A diretora do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Maria de Lourdes, e o gerente-administrativo, Janderson Alves, foram recebidos pelo secretário de saúde de Itabaiana, José Suelton, na manhã desta sexta-feira, 3, em atendimento ao ofício que o Sintasa havia encaminhado anteriormente para que houvesse uma reunião para debater as reivindicações da categoria.

Na ocasião, que contou ainda com a coordenação da Atenção Primária da Saúde (APS) de Itabaiana e uma comissão de trabalhadores, houve avanço na negociação das folgas, visto que o secretário já sinalizou a folga quinzenal do nível médio a partir de abril e a coordenação da APS garantiu que até o dia 25 de cada mês a gerência das UBS irá enviar a escala com as datas.

O gerente do sindicato relatou que alguns municípios já estão pagando o Piso Nacional da Enfermagem independente da regulamentação da lei do piso não ter saído. Reivindicou que o piso seja calculado considerando a carga horária de 30 horas. Informou que os profissionais de saúde não receberam o passivo do reajuste salarial de 2022 e que ainda não está em negociação o deste ano. E, sobre a gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF), disse que os profissionais de nível médio não recebem.

Pelo lado do secretário de Saúde, após enfatizar que não mostra dificuldade em receber sindicatos de classe no gabinete e que deve ter ocorrido algum equívoco de comunicação por não ter ocorrido uma reunião antes, pediu um prazo para dar respostas as reivindicações até a próxima quarta-feira, 8.

Durante este intervalo, irá conversar com a secretária de Saúde de N. Sra. da Glória para entender como foi feito em relação ao Piso da Enfermagem, conforme a Lei Federal Lei 14.434, e irá acompanhar o andamento do estudo do impacto financeiro no município por conta do piso.

Agora, o Sintasa irá esperar a resposta do secretário para apresentar à categoria na Assembleia Extraordinária que ocorrerá, no mesmo dia 9. O resultado da deliberação dos trabalhadores nesta assembleia, será repassada pelo sindicato durante a próxima reunião com a gestão marcada para o dia 16 de março, que já será um avanço na criação de uma mesa de negociação.

“Queremos agradecer ao secretário por nos convidar ontem (quinta-feira) para esta reunião. O Sintasa está alerta, ativo e vamos aguardar os próximos passos para apresentar à categoria”, afirmou Janderson Alves.

Além disto, o Sintasa informa que está mantida a greve em todo país, que irá parar o setor da enfermagem na próxima sexta-feira, 10 de março, em prol do Piso Nacional.