Trabalhadores da saúde de Itabaiana vão parar dia 9 de março

O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe promoveu uma Assembleia Extraordinária com os trabalhadores do município de Itabaiana, na manhã desta terça-feira, 28, na porta da Secretaria Municipal de Saúde, e deliberaram pela paralisação de 24 horas, no dia 9 de março, a partir das 7h, por conta da gestão não atender a solicitação do sindicato em se reunir para debater as reivindicações da categoria.

“Há muito tempo estamos tentando sentar com a gestão para negociar, mas não temos recebido a atenção necessária para isto e não fomos atendidos. Vamos ver agora se com a paralisação o secretário se sensibilizará com a categoria”, disse Augusto Couto, presidente do Sintasa, acrescentando que haverá um ato público na frente da Secretaria Municipal de Saúde e depois outra assembleia que definirá os próximos passos que serão tomados.

Entre os pontos em pauta estão a implementação do Piso Nacional da Enfermagem, conforme Lei 14.434; reajuste salarial, regulamentação das 30horas; folgas para os auxiliares e técnicos de enfermagem e gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF); mesa de negociação e melhores condições de trabalho.

A direção do Sintasa já encaminhou o ofício ao secretário de saúde de Itabaiana, José Suelton, informando da paralisação e informando ainda da greve nacional que ocorrerá um dia após a paralisação, no dia 10 de março, quando todo o setor da enfermagem do país irá parar em prol da implementação do Piso Nacional, cuja Lei é 14.434/2022.

Estiveram presentes na assembleia ainda a diretora do Sintasa, Maria de Lourdes e o gerente-executivo, Janderson Alves.