Dentre os processos que o departamento jurídico do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) já acionou na Justiça à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) cobrando a Gratificação extraordinária de combate à Covid-19 para os profissionais da saúde que combateram e combatem à pandemia como os assistentes de enfermagem I e II e as outras representadas pelo Sintasa.
“Ao longo das próximas semanas, estaremos divulgando as ações que estão ativas na Justiça e que muitas vezes à nossa categoria ainda não sabe. Por exemplo, nesta da gratificação de combate à Covid desde o início da pandemia uma categoria vinha recebendo, mas a nossa não.
Tentamos essa conquista de forma administrativa e não obtivemos êxito, o jeito foi recorrer à Justiça”, explicou Augusto Couto, presidente do Sintasa, acrescentando que a cobrança é também de forma retroativa o pagamento.
“Por que apenas uma categoria específica vem recebendo esta gratificação? Se outras como os assistentes de enfermagem I e II também estiveram e estão na linha de frente no combate à pandemia?”, argumenta o líder sindical.