Sintasa vira parceiro de programa de prevenção de DST

[or_row][or_column width=”12/12″][or_column_text animateswitch=”no” animateevent=”onhover”]


O auditório e as instalações do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) foram palco, nesta quinta-feira, 29, da ação da Secretaria Municipal de Saúde Aracaju: “Previna Truck”, que faz parte do Programa Municipal de Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), AIDS e Hepatite Virais.

“O Sintasa é casa dos trabalhadores. Aqui é o local que eles são acolhidos de todas as formas. A nossa luta não é apenas para que tenham boas condições de trabalho e salário, mas pensando num todo. E a saúde deles é importante. Um trabalhador com saúde rende melhor no trabalho e faz as atividades com mais prazer. Daí, o Sintasa receber esta ação da secretaria visando a prevenção destes tipos de doenças”, explicou Augusto Couto, presidente do Sintasa.

A ação é realizada através de um teste rápido. Depois de 20 minutos, o paciente tem o resultado divulgado e explicado por uma funcionaria da área da saúde. Caso o paciente seja reagente à Doença Sexualmente Transmissíveis (DST), é feito um encaminhamento para uma unidade de saúde especializada.

“Nós do programa DST viemos trazer os testes rápidos, esses exames são de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, sai o resultado em vinte minutos, as pessoas que derem reagentes para os serviços especializados. A gente veio em alusão ao novembro azul, que é o mês direcionado a saúde do homem, para as pessoas que não conseguem chegar até as unidades de saúde tem pode ter acesso aos exames e diagnósticos”, explicou a coordenadora do programa, Débora Oliveira.


[/or_column_text][/or_column][/or_row][or_row][or_column width=”12/12″][or_single_image image_size=”large” animateswitch=”no” animateevent=”onhover” image_source=”media_library” image=”528″ image_align=”left”][/or_column][/or_row]