Os Auxiliares de Serviço Bucal (ASB), representados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), deliberaram que o sindicato irá oficializar a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju para que defira o planejamento de férias da categoria, como sempre ocorreu nos anos anteriores. A decisão ocorreu em Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida nesta terça-feira, 24, na sede do Sintasa.
“Todos os anos, o cronograma com a data de férias dos ASBs é enviado para todas as unidades básicas de saúde, mas agora quando chegou a data para gozar as férias foram informados que a data tinha sido retirada. Isto não pode acontecer porque é algo que eles já se planejam há meses e quando chegam às férias eles não podem gozar, isto é lamentável”, disse Augusto Couto, presidente do Sintasa.
“Pra se ter ideia, o cronograma das férias de 2022 já está feito pelos ASBs, mas normalmente a gestão não está mais deferindo a vontade do trabalhador. Não sabemos por qual motivo”, completa Augusto, que participou da assembleia juntamente com o gerente-administrativo, Janderson Alves.
Ficou deliberado ainda que a próxima assembleia ocorrerá no dia 13 de setembro, a partir das 13 horas, na sede do Sintasa. A data será suficiente para que a gestão dê um posicionamento sobre o assunto, e se não houver nenhuma resposta, a categoria não descarta realizar mobilizações ou atos públicos em prol desta pauta.