Sintasa avança nas reivindicações dos trabalhadores de Maruim

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, reuniu-se com a nova secretária de saúde de Maruim, Alyne Almeida, nesta quinta-feira, 15, e recebeu boas notícias para a categoria como o pagamento atrasado da folha integral de março, na última quarta-feira, e que o salário de dezembro de 2020 será pago no dia 11 de junho, além da criação de uma mesa de negociação.

“Mesmo com sete dias à frente da saúde, tivemos um diálogo muito bom com a secretária. Para poder pagar o salário de dezembro, ela contou que município contratou um empréstimo com um banco, cujo pagamento aos trabalhadores será escalonado. A categoria da saúde ficou para junho porque é a que tem maior folha salarial”, explicou Augusto, que esteve presente com o gerente do Sintasa, Janderson Alves, assim como a secretária contou a presença de outros diretores da gestão.

No decorrer da reunião, a secretária relatou algumas dificuldades que tem pela frente como o fato do bloqueio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é de onde vem a maior arrecadação municipal. Só para se ter ideia, em dezembro o município arrecadou de modo geral cerca de R$ 700 mil, mas já em janeiro caiu para R$ 100 mil, mas mesmo assim a secretária garantiu que sua equipe técnica já está trabalhando para poder pagar o salário de abril dentro do mês.

Por outro lado, o Sintasa argumentou que toda gestão é impessoal e que a função do sindicato é viabilizar o melhor para os trabalhadores. “A categoria tendo boas condições de trabalho e recebendo em dia, poderá render mais, e será bom para os usuários e consequentemente para a gestão”, disse Augusto.

A informação repassada para o sindicato é que as unidades de saúde já estão sendo abastecidas com os equipamentos de proteção individual e que a secretária se comprometeu em criar uma mesa de negociação, juntamente com uma comissão de trabalhadores e o sindicato, com previsão para maio.

Assembleia virtual
Nesta sexta-feira, 16, haverá assembleia virtual com os trabalhadores de Maruim e contará com a participação da secretária. “Será uma boa oportunidade para tanto ela com os trabalhadores se conhecerem. É importante o sindicato fazer esse papel de mediador”, disse o presidente do Sintasa, satisfeito também pelo fato da secretária avisar que estará reservando todas as terças-feiras à tarde um espaço de tempo para receber os trabalhadores.

O Sintasa, aproveitou na reunião, para entregar em mãos a minuta com a proposta da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) do município. “No nosso entendimento, o PCCV irá dar um norte a todos os trabalhadores. É importante saber as projeções de quando vai poder se aposentar e de quanto será remunerado. Então, isso é uma luta árdua do sindicato, mas a secretária já se prontificou a conversar sobre isto”, afirmou Augusto.