Sintasa analisa PL das gratificações e espera inclusão do pessoal do setor administrativo

A direção do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) reuniu-se com representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e de outros sindicatos, nessa segunda-feira, 19, para apresentação por parte da gestão do Projeto de Lei que será encaminhado nesta terça-feira, 20, para a Assembleia Legislativa sobre o corte das gratificações de desempenho dos servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

Após a apresentação da minuta, o Sintasa constatou que 285 trabalhadores da parte administrativa não serão beneficiados com esta PL e que a secretaria não apresentou ainda nada que venha contemplar estes trabalhadores. Outra questão é que como só ficou sabendo de detalhes do Projeto de Lei agora, a direção do sindicato ainda não conseguiu fazer a análise de quanto será o ganho real para os servidores.

Durante a reunião, o Sintasa perguntou sobre o prazo que será aplicado a PL, caso se confirme a aprovação na Alese, e sobre se haverá retroativo nas gratificações. A resposta recebida foi que ainda não tem prazo exato da implantação após a possível aprovação e que não existe a garantia de ser retroativo.

Por conta da questão da não inclusão do pessoal do setor administrativo, haverá uma reunião entre o Sintasa e a SES, nesta quinta-feira, 22, às 15 horas, na sede da secretaria.

Diante disto, o Sintasa convoca todos os trabalhadores envolvidos nesta questão para uma assembleia virtual, através da plataforma Zoom, nesta sexta-feira, 23, com primeira chamada às 7h30min e segunda chamada às 8 horas. Na ocasião, será repassada para a categoria tudo que for discutido na SES no dia anterior, a fim de saber qual será a posição dos trabalhadores.

A direção do sindicato acena com a possibilidade até de deliberar alguma ação como mobilização, se não houver nada de concreto sobre esta questão por parte da SES.