[or_row full_width=”stretch_row” video_bg_url=”https://www.youtube.com/watch?v=dOWFVKb2JqM” parallax_speed=”1″ parallax_background_size=”yes”][or_column width=”12/12″][or_column_text]
“O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Lagarto, está prestes a fechar as portas”, acende o sinal de alerta, Maria das Graças, diretora do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa).
O aviso foi dado durante a mobilização e caminhada que o Sintasa realizou pelas ruas do município nesta segunda-feira (5) para reivindicar os dois meses de salários atrasados e as condições de trabalho desfavoráveis dos servidores do HNSC.
De acordo com a diretora, o atraso no pagamento dos servidores não é algo pontual, mas corriqueiro. “Em janeiro de 2010 aconteceu a mesma situação. O atraso é no nível médio, fundamental, são em todos os setores”, diz a diretora.
No início de julho deste ano, foi pago os salários atrasados de maio e junho por conta de um acordo junto ao Ministério Público, mas se passaram julho e agosto e o pagamento não foi efetuado, ficando novamente o atraso de dois meses.
Como fruto da ação desta segunda-feira, o Sintasa elegeu dois delegados a fim de contribuir com o sindicato para denunciar todas as problemáticas que sofrem os servidores da Saúde que trabalham no hospital de Lagarto.
“Os delegados nos ajudarão a passar informações para gente e fazer mobilizações com os trabalhadores”, diz a diretora do Sintasa.
Versões
Pelo lado da direção do hospital, sobre o atraso dos salários, a alegação é que a prefeitura municipal não tem feito o repasse correto do contrato (R$ 214 mil), que foi renovado no dia 13 de julho deste ano. Em contrapartida, a prefeitura alega que o repasse total é mediante à entrega – por parte da direção do hospital – de uma planilha de serviços, que comprovasse todas as atividades realizadas. Logo, o pagamento seria feito por produtividade.
“Enquanto ficar esse jogo de empurra-empurra de culpados, quem perde são os trabalhadores”, observa Maria das Graças, lamentando a proposta da diretoria do hospital em oferecer um vale aos trabalhadores de R$ 150,00 para minimizar o quadro adverso.
Por conta do feriado desta quarta-feira (7 de setembro), ficou pré-agendada outra mobilização na cidade, na próxima semana. Enquanto isso, o Sintasa aguarda a reação por parte dos denunciados no movimento desta segunda-feira.
Ação anterior
Além dos salários atrasados, o Sintasa já recebeu reclamação por parte dos servidores do hospital em outros momentos. Em novembro do ano passado, por exemplo, o Sintasa realizou uma caminhada, em Lagarto, reivindicando a demissão em massa de 16 trabalhadores do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Por Kleber Santos
>> Repercussão na Mídia:
JornaldaCidade.Net
http://vai.la/2fc0
Blog Primeira Mão
http://vai.la/2fc1
Portal Lagartense
http://vai.la/2fdF
Blog Adílson Santos
http://vai.la/2feD
[/or_column_text][/or_column][/or_row]