Hospital N. Sra. da Conceição pode fechar dia 30

[or_row full_width=”stretch_row” video_bg_url=”https://www.youtube.com/watch?v=dOWFVKb2JqM” parallax_speed=”1″ parallax_background_size=”yes”][or_column width=”12/12″][or_column_text]


Se não houver um posicionamento por parte da Prefeitura de Lagarto, a direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição não terá outra alternativa a não ser fechar as sua portas definitivamente. A instituição completaria, no dia 8 de dezembro, 109 anos de funcionamento. O prazo final é 30 de novembro, uma vez que o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Sergipe (Sintasa) informou que nesta data, caso o pagamento dos salários não seja regularizado, ingressará com o pedido de demissão coletiva no Ministério Público do Trabalho. Há três meses que os trabalhadores não recebem seus vencimentos.

O diretor da unidade de saúde, Sérgio Reis, disse que a direção está solidária com os funcionários. Ele explica que essa situação só está acontecendo em virtude do valor do contrato com a Prefeitura de Lagarto ter sido reduzido de R$ 470 mil para R$ 214 mil, “inviabilizando a manutenção administrativa e fazendo com que a instituição não pudesse honrar com seus compromissos em dia, tanto com os colaboradores, como os fornecedores”.

Sérgio Reis informou que esteve há 15 dias reunido com o prefeito Valmir Monteiro numa última tentativa de manter a instituição aberta. “A direção do hospital procurou o prefeito, propondo que o município assumisse a responsabilidade pela administração do contrato, seja através de uma co-gestão, indicando o presidente e o tesoureiro, tendo poderes legais para gerir 100% do contrato; ou através de um aluguel direto com o Hospital; ou até mesmo com a contratação de uma outra instituição para prestar serviços dentro das instalações da unidade”, detalhou.

Segundo o diretor, Valmir Monteiro gostou da ideia e ficou de conversar com a procuradoria do município para ver as questões legais do modelo de gestão, bem como com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Magalhães. Até agora, de acordo com Sérgio Reis, o prefeito de Lagarto não apresentou nenhum retorno. “Infelizmente, no contrato atual, não há a menor possibilidade financeira de se manter a instituição aberta”, garante.

“A direção continua aguardando um posicionamento do prefeito para agendarmos uma nova reunião, inclusive com a participação do Sintasa para podermos tomar uma posição em conjunto”, informa Sérgio Reis. O Hospital Nossa Senhora da Conceição tem aproximadamente 130 funcionários e 68 leitos. “Estamos trabalhando com a carga mínima. Temos condições de ampliar cinco vezes o nosso atendimento a depender das condições oferecidas”, afirma o diretor.

Fonte: NeNoticias.com.br


 

[/or_column_text][/or_column][/or_row]