Sintasa consegue avanços para os servidores da Barra dos Coqueiros

[or_row full_width=”stretch_row” video_bg_url=”https://www.youtube.com/watch?v=dOWFVKb2JqM” parallax_speed=”1″ parallax_background_size=”yes”][or_column width=”12/12″][or_column_text]


Após uma reunião com o secretário de Saúde da Barra dos Coqueiros, nesta terça-feira (23), o Sintasa conseguiu a aprovação de boa parte das reivindicações solicitadas, através de um ofício para a prefeitura municipal daquele município. Um dos pontos principais foi o estabelecimento do piso salarial de R$ 950,00 para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) já a partir de maio.

De acordo com o gerente administrativo do Sintasa, Janderson Alves, a reunião foi muito proveitosa porque pontos que não ficaram definidos estão sendo analisados pelo secretário que possa favorecer a classe em breve. “Teremos a primeira mesa de negociação no dia 6 de maio e lá, além de lutar pelo reajuste salarial, ficaremos sabendo como estão sendo processadas as outras demandas solicitadas pelo sindicato”, disse o gerente, que foi acompanhado pelo presidente Augusto Couto e uma delegada de base do sindicato.

Outra reivindicação atendida pelo secretário de saúde, Joacir Sousa Santos, foi que na próxima semana todos os agentes estarão devidamente fardados com camisa e boné. Sobre o rateio da verba do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria ao Acesso e da Qualidade das Atenções Básicas) para toda a equipe, o gestor disse que estaria fazendo um estudo e em até 30 dias irá se reunir com o Sintasa e com o SEESE (Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe) para dar uma resposta. Esse mesmo espaço de tempo foi pedido pelo secretário para avaliar o pedido da incorporação de todas as gratificações no salário-base da saúde, inclusive do Programa de Saúde da Família (PSF).

PCCV e outras pautas
Em relação à criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), o secretário garantiu que já existe um estudo na pasta e vai continuar com esse estudo e demonstrou interesse em implantar. Na reunião, não ficou esquecido a definição de uma divulgação do calendário de pagamento. Com isso, o secretário disse que em junho passará a data e a partir de julho todos já saberão quando irão receber os salários.

Uma pauta que não estava na lista de reivindicação enviada pelo ofício, mas que foi debatida foi sobre a possibilidade de mudança do regime celetista para estatutário dos Auxiliares de Enfermagem e Auxiliar de consultório dentário (ACD). O gestor informou que se reunirá com o prefeito na próxima semana e em 30 dias terá uma posição sobre o assunto.

Outra pauta que surgiu na visita da diretoria do Sintasa no HUSE, nesta terça-feira (23), foi que alguns servidores da saúde da Barra dos Coqueiros tiveram a taxa de vale-transporte descontado na folha de pagamento, mas que não foi adicionada no cartão do vale. Então, o secretário garantiu que nesta quarta-feira (24), já haveria nos respectivos cartões a carga necessária para o transporte.


[/or_column_text][/or_column][/or_row]