Diretor do Sintasa é empossado como conselheiro do Conselho Estadual de Saúde


O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Adailton dos Santos, foi empossado como um dos 32 conselheiros para o biênio 2018-2020 do Conselho Estadual da Saúde, na manhã desta terça-feira, 9, no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). São 16 vagas para os usuários, 8 para gestores/prestadores e 8 para os trabalhadores.

“Esta vaga mostra a importância do Sintasa como representante dos trabalhadores na defesa do controle social da saúde. Mas apesar de representar os trabalhadores temos que ficar atentos a todas as áreas, formulando estratégias, controlando e fiscalizando a política estadual de saúde”, explica Adaílton dos Santos.

Após a posse dos novos conselheiros, deu-se a eleição da mesa diretora que foi formada seguindo a mesma proporcionalidade da composição, ou seja, 50% das vagas de diretor coube à representatividade dos usuários, 25% aos trabalhadores e outros 25% à gestão, sendo o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, presidente nato do conselho, e o representante dos Usuários, Eduardo Ramos, vice-presidente.

Conselhos
Com a vaga ocupada do Sintasa no CES, o sindicato acaba ocupando posição de destaque nos dois conselhos, visto que no Conselho Municipal de Saúde o presidente desde janeiro de 2016 é Augusto Couto, presidente do Sintasa.

*Com informações do SES