Servidores da saúde fazem protesto na frente do Nestor Piva

22/08/2017 23:12:52 em Aracaju >Notícias > Aracaju

O 42º dia de greve dos auxiliares e técnicos de enfermagem e demais servidores do nível médio da Saúde de Aracaju foi marcado com um protesto na frente do Hospital da Zona Norte Nestor Piva, nesta terça-feira, 22. Entre as principais reivindicações, destaca-se a necessidade do reajuste salarial, cuja data-base foi abril, mas até o momento a gestão na sinalizou com nenhum reajuste. Nesta quarta-feira, 23, a partir das 7 horas, haverá ato na frente da Câmara de Vereadores da capital para que o movimento grevista conte com o apoio de mais parlamentares.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, disse que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, precisa se sensibilizar com o sofrimento dos doentes nas unidades de pronto-atendimento. “Com a greve, há uma redução no número de profissionais trabalhando e, com isso, quem sofre é a população. Diante disso, o prefeito acaba caindo no desgosto dos trabalhadores que não recebem o reajuste, pelo menos, da inflação, e também dos usuários que ficam com o atendimento prejudicados”, disse Augusto Couto.

Além do ato desta quarta-feira, haverá outro protesto nesta quinta-feira, 24, a partir das 7 horas, na frente do Centro Administrativo da Prefeitura. Na ocasião, haverá a tentativa de uma conversa com o prefeito. 

A lista de reivindicações conta com reajuste salarial 2017, criação de uma mesa de negociação, renegociação do PMAQ, reavaliação do grau de insalubridade e expandir a gratificação da área de risco para todos os servidores lotados nas UBS, CEMAR, CAPS e UPAS; melhores condições de trabalho, incluir o Atendente de Saúde Bucal (ASB) no Programa Saúde da Família, garantir a gratificação do PSF a todos os trabalhadores do Ambulatório, receber o calendário de pagamentos dos servidores, aumentar o quantitativo de segurança nas UBS e fazer a implantação das 30 horas semanais de trabalho.