Sintasa participa de reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS



Com o intuito de manter o diálogo com os sindicatos e reconstruir o Sistema Único de Saúde (SUS), os diretores do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Adaílton do Santos e Marcos Antonio, participaram nesta terça-feira, 7, da primeira reunião do ano para a instalação da Mesa de Negociação Permanente do SUS, que foi realizada no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), do bairro Siqueira Campos.

O encontro contou ainda com diversos representantes de sindicatos da área da saúde, do secretário Municipal da Saúde, André Sotero, e a consultora extraordinária para Assuntos Governamentais, Ana Débora Santana. Assuntos como processos de trabalho na rede especializada e de atenção básica, e segurança nas Unidades de Saúde da Família (USFs) foram debatidos.

Ficou deliberado que a criação de Grupo de Trabalho (GT) Misto para análise e avaliação do Plano Municipal de Segurança das Unidades de Saúde e dos que nela trabalham. O plano, que será coordenado por Ana Debora e tendo como membros todos os sindicatos, será apresentado pelo diretor da guarda municipal em conjunto com a segurança pública estadual.

Houve a criação do GT de Análise e Elaboração de Reforma nos Processos de Trabalho nos Centros de Especialidades da Saúde da PMA, com coordenação de Ana Marcia Oliveira e composta dos sindicatos da saúde.

A terceira comissão de Grupo de Trabalho irá reformular os processos de trabalho e a reformulação dos Horários de Trabalho no PSF em busca de mais eficiência e efetividade com maior e melhor aproveitamento da estrutura física da rede.

A próxima reunião da Mesa de Negociação Permanente do SUS será realizada em março com a presença de representantes da SMS e dos sindicatos da saúde.