Servidores da Saúde de Aracaju farão paralisação de 24 horas nesta segunda-feira

29/01/2016 19:36:07 em Aracaju >Notícias > Aracaju

Após reunião na manhã desta sexta-feira (29) com os gestores municipais, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, confirmou a paralisação de 24 horas dos servidores da saúde de Aracaju nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, com um ato na frente do Hospital Nestor Piva, das 7 horas às 9 horas. No final, haverá nova assembleia com indicativo de greve para o dia 5º dia útil de fevereiro.

A categoria esperava da prefeitura o pagamento do salário de janeiro até esta sexta-feira (29), ou seja, pagamento dentro do mês de trabalho como era rotina anterior, mas isso não ocorreu, e para piorar a previsão não é satisfatória. “Recebemos a notícia que a prefeitura espera pagar todos os servidores da Saúde até o dia 12 de fevereiro, e diferente do pagamento de dezembro não será dividido por letra. Diante disso, a gestão não nos dá outra alternativa do que mobilizar a categoria para uma paralisação e uma possível greve”, explica Augusto Couto, acrescentando que, além da pendência do salário de janeiro, os servidores sofrem com o atraso do pagamento do terço das férias e vale-transporte dos servidores.

A última paralisação de 24 horas da categoria foi no dia 21 de janeiro, quando os servidores se reuniram na frente da Secretaria Municipal de Saúde, como forma de repúdio pelo atraso do pagamento de dezembro que ocorreu somente na madrugada do dia 20 para 21. “Tememos que esse atraso demorado ocorra novamente e não podemos tolerar isso”, completa o presidente do Sintasa.

Lagarto
Nesta segunda-feira, haverá também a mobilização dos servidores da Saúde do município de Lagarto, que com o apoio do Sintasa, entrará em greve por tempo indeterminado, por conta da falta de pagamento dos salários de dezembro e janeiro, o décimo terceiro salário, terço de férias, e a falta de regularização do repasse para a previdência.