Agentes da Barra dos Coqueiros farão paralisação terça-feira

18/03/2015 18:28:44 em Rede Municipal


Os agentes comunitários de Saúde e agentes de combate às endemias da Barra dos Coqueiros irão fazer uma paralisação de 24 horas na próxima terça-feira (24), a partir das 7 horas, na Clínica de saúde da sede do município como forma de protesto para que a prefeitura municipal faça o pagamento do piso nacional dos agentes, conforme Lei Federal. Na ocasião, o Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) irá oferecer um café da manhã para categoria no início da paralisação.

A decisão do ato foi definida nesta quarta-feira (18) à tarde durante uma assembleia entre a diretoria do sindicato e os agentes do município. “Será uma paralisação de alerta para ver se o prefeito se manifesta para conversar com a categoria. É precisa que seja aberto um diálogo não apenas com o sindicato mas também com os trabalhadores”, disse Augusto Couto, presidente do Sintasa.

Foi constatado também que os agentes trabalham com poucas condições, como protetor solar de baixa qualidade, o fardamento não está completo, faltam materiais a exemplo de prancheta e balança de pé. “Sem contar no risco para se trabalhar devido à violência, mas mesmo assim não é dada a devida atenção a estes profissionais que passam por esses apuros. Não existe nenhum acesso ao gestor”, diz Augusto Couto. Há ainda dificuldade de se conseguir atestado. Caso passem cinco dias afastados, os agentes comunitários são obrigados a passar pelo médico do trabalho.