Mesa de negociação permanente do SUS-Aracaju é retomada

28/01/2015 02:20:23 em Rede Municipal


A reivindicação dos sindicatos da Saúde foi atendida e a mesa de negociação permanente do SUS-Aracaju será retomada. A mesa é um fórum de discussão e negociação entre representantes dos trabalhadores da Saúde e da gestão. O anúncio da retomada foi feito nesta terça-feira (27), pelo secretário municipal de Saúde (SMS), Luciano Paz, durante reunião sobre o calendário 2015 de negociações entre os sindicatos da Saúde e a SMS, no Centro Administrativo de Aracaju.

“A criação de um calendário de negociação é importante porque poderemos analisar como estará a evolução de cada ponto debatido, facilitando assim, até mesmo uma prestação de contas aos nossos trabalhadores. Os sindicatos estão unidos e organizados para facilitar ao máximo o trabalho dos gestores”, declara Augusto Couto, presidente do Sindicatos dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa).

Um dos pontos importantes discutidos durante a reunião é que o calendário será montado para atender a pauta conjunta e específica. A primeira foi tratada anteriormente entre nove sindicatos e entregue ao secretário nesta terça-feira (27). Sobre a pauta específica, os sindicatos têm até a próxima sexta-feira (30) para fazer a entrega. Dentro do calendário, o mês de janeiro seria justamente para o secretário receber as reinvindicações, depois em fevereiro ele faria a análise, e a partir de março, haveria as discussões das pautas.

Esta mesa permanente terá reunião bimestral, sendo que a primeira será no dia 26 de fevereiro, e um dia antes a bancada sindical se reunirá entre si. Participaram da reunião pelo Sintasa, além do presidente Augusto Couto, os diretores João Wadson e Maria Edite.

Bancada dos trabalhadores

Além do Seese e do Sintasa, a bancada conta com mais outras 9 categorias: Sindicato dos Psicólogos de Sergipe (Sinpsi-SE), Sindicato dos Trabalhadores Fisioterapeutas de Aracaju (Sintrafa), Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (Sindasse), Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Aracaju (Sacema), Sindicato dos Cirurgiões Dentistas de Sergipe (Sinodonto-SE), Sindicato dos Farmacêuticos de Sergipe (Sindifarma-SE), Sindicato de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição do Estado de Sergipe (Sindinutrise), Sindicato dos Médico de Sergipe (Sindmed-SE) e dos Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Laboratórios de Sergipe ( Sintelab-SE).