Bancada dos sindicatos da Saúde recebe apoio do CES

26/01/2015 10:54:11 em Rede Estadual


Foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), através do Controle Social, a Recomendação em apoio a proposta da Bancada dos sindicatos da Saúde que tem como um dos pontos principais a extensão por um ano do contrato da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) junto ao Governo do Estado, que garantiria temporariamente o atendimento à população e o emprego dos servidores, mesmo depois do dia 31 de janeiro, data do fim do contrato. A decisão do CES foi tomada durante reunião na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que contou com o auditório lotado de trabalhadores, representantes de sindicatos e usuários. Não houve nenhum representante da gestão estadual.

A Recomendação da CES, que será encaminhada para Assembleia Legislativa para que os deputados tenham ciência, é importante porque mostra que a população está do lado dos servidores, uma vez que a CES conta com 50% de representantes dos usuários, 25% dos sindicatos e outros 25% da gestão. “Essa luta não é apenas dos trabalhadores, agora temos mais um aliado importante que é o Conselho Estadual de Saúde. Até porque se o contrato com a Fundação acabar, não haverá atendimento, e os usuários serão afetados diretamente”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde (Sintasa), Augusto Couto.


Grupo de Trabalho

Outro ponto da proposta é que a extensão do tempo por um ano serviria para que seja criado um Grupo de Trabalho que contaria com representantes dos trabalhadores, gestão, Conselho Estadual de Saúde e Ministério Público Federal, a fim de procurar meios para que os trabalhadores não sejam prejudicados.

Agora, a bancada aguarda ter uma resposta do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ramiro Rockenbach, sobre uma possível reunião na próxima semana com o juiz federal, Edmílson Pimenta.