Augusto Couto e Maria de Lourdes fazem parte do Conselho Estadual de Saúde

24/12/2014 10:02:05 em Geral


A eleição e a posse do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) de 2015-2018 foram realizadas nesta terça-feira pela manhã, na sede da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), em Aracaju. O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) conseguiu dois assentos no conselho, sendo um como titular, através de Augusto Couto, presidente do Sintasa, e outro como suplente com Maria de Lourdes, tesoureira do sindicato. O novo presidente do CES/SE é o usuário da Saúde, Eduardo Ramos, que era o vice-presidente na gestão anterior. 

Integram ao CES/SE representantes do Governo, prestadores de serviços de saúde, profissionais de saúde e usuários do SUS. Neste processo eleitoral, cada segmento fez sua eleição interna e depois partiu para a mesa diretora, com o presidente, o vice, a tesouraria (primeiro e segundo) e a secretaria (primeira e segunda). “É no conselho que passa todos os projetos e recursos que são enviados para a Saúde e com estes assentos nós temos voto e voz”, disse Augusto Couto, acrescentando que poderá discutir e questionar sobre os recursos vindos.

O CES/SE é um órgão colegiado, de caráter permanente e natureza deliberativa, integrante da estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com jurisdição no território do Estado de Sergipe. Cabe assegurar a participação da sociedade organizada na administração do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Sergipe, atuando na formulação e proposição de estratégias e no controle da execução das Políticas de Saúde no âmbito estadual.