Proposta oficial do PCCV é entregue a SES

19/07/2012 13:50:25 em Geral

* Matéria publicada em novembro de 2011

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) entregou para Secretaria de Estado da Saúde (SES) uma proposta oficial do grupo de sindicatos para o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para os profissionais de saúde que atuam na área (administração direta e fundações) durante a última reunião da mesa permanente de negociação, nessa terça-feira, no auditório do Hemose.

O documento foi protocolado também nas três fundações (Hospitalar, Parreiras Hortas e Estadual de Saúde), Casa Civil, Secretaria de Planejamento e Assembleia Legislativa de Sergipe.

Na avaliação do presidente do Sintasa, Augusto Couto, a proposta entre a SES foi um avanço da categoria. “Demos um passo importante porque todos estão empenhados e integrados nesta luta para a implantação do PCCV. É uma luta constante e este grupo de sindicatos não pode se desarticular, tem que estar bem próximos um do outro. O Sintasa há muitos anos já vinha lutando pelo Plano de Carreiras. E estamos contentes porque o Governo está se comprometendo que se não implantar em janeiro de 2012, irá pagar retroativo a esta data, isto é um ganho muito grande para os sindicatos”, diz Augusto.

O secretário de Saúde do Estado de Sergipe (SES), Antônio Carlos Guimarães, destacou o interesse e dedicação dos sindicatos para a elaboração de uma proposta. Agora, irá analisar o documento e apresentá-los aos outros órgãos do Governo, como a Secretaria de Planejamento.

Proposta
A proposta, que foi elaborada pelo professor Antônio Álvaro de Carvalho com a ajuda dos sindicatos, irá subsidiar a proposta que o Governo do Estado está elaborando através da firma contratada Deloyd. “Eu me surpreendi pela maturidade do pessoal, que soube me ajudar na criação dessa proposta”, declarou o professor Álvaro, que começou os primeiros esboços desta proposta há quatro meses.

Para ele, agora o desafio do Governo para a implantação dessa proposta dos sindicatos será em quebrar o paradigma da terminologia das nomenclaturas das funções, uma vez que é preciso haver um só nome de função para as mesmas atividades. E o outro embate é para a uniformização do salário, visto que deve ser pago o mesmo salário para as mesmas atividades.

Na apresentação do professor Álvaro, foram destacados cinco pontos: o Critério para enquadramento do PCCV; Sistema de progressão (tempo de serviço e merecimento); Sobre a administração do PCCV; Comissão Permanente para gerir o plano com membros dos sindicatos, governo e fundações; e os Documentos a preparar. Foram explanados ainda dois anexos: Tabelas salariais (2012, 2013 e 2013) e Tabela de equivalências de cargos.

Entidades
Além do Sintasa participaram da reunião o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), o Sindicato dos trabalhadores Fisioterapeutas de Aracaju (Sintrafa), Sindicato do Samu 192, Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Sindicato dos Laboratórios Clínicos e Patológicos (Sindlab) e Sindicato dos Cirurgiões Dentisas de Sergipe (Sinodonto).


Tabela salarial apresentada pelo sintasa em novembro de 2011






Proposta do governo apresentada na última mesa de negociação no dia 16/07/2012 (para celetistas)






PROPOSTA NA ÍNTEGRA AQUI - FAÇA O DOWNLOAD