Forró do Sintasa atrai quase cinco mil pessoas

29/08/2011 00:45:52 em Geral


O 12º Forró Sarado, maior festa durante o período junino realizada por um sindicato de Sergipe, atraiu um grande público, no dia 10 de junho de 2011, no Espaço Cultural Gonzagão, em Aracaju.

O número de trabalhadores da saúde e convidados superou todas as expectativas dos organizadores que trabalharão muito para que a festa fosse realizada. “Visitamos os 75 municípios sergipanos para divulgar o forró. Acreditamos que este ano, fizemos o maior Forró Sarado dos últimos tempos. Mas, em 2012, pretendemos crescer ainda mais esse público”, diz o presidente, Augusto Couto.

O clima de festa junina foi mostrado logo na entrada do Gonzagão. Palhoças deram o encanto e deixaram o local em um ritmo contagiante. Milhares de bandeirinhas coloridas enfeitaram o salão. Dezenas de mesas ficaram tomadas pelos filiados e seus familiares. Às 20h, o forró pé-de-serra anunciava uma noite pra ficar na história dos servidores da saúde.

Comparecerem ao Forró Sarado centenas de jovens, adultos e idosos. Todos numa contagiante alegria. E o melhor de tudo: as comidas típicas servidas na festa foram gratuitas. Os panelões de arroz doce e mugunzá estavam espalhados pelo salão. Também foram servidos milho e amendoim. Houve vendas de espetinhos, bobó e caruru, assim como de cervejas, refrigerantes e água a preços populares.


Premiação
Como em todo Forró Sarado, a direção do sindicato realiza sorteio de brindes. Este ano, foram dez prêmios distribuídos entre os sortudos, como: máquina de lavar, fogão, microondas, TV 14’, ferro elétrico, forno elétrico, ventilador, liquidificador e uma cafeteira.

“Ficamos muitos felizes ao saber que, logo quando iniciamos o sorteio, após o show da cantora Jeanny, duas pessoas vencedoras tinham justamente se filiado no mesmo dia do forró”, diz o presidente do Sintasa, Augusto Couto.


Participação
Mariane Batista, ex-diretora do Sintasa e servidora da saúde há mais de 20 anos, diz que vem participando de quase todos os forrós do sindicato e parabeniza os diretores. “Eu avalio com nota oito a direção do Sintasa, não por causa dos diretores, mas devido à base que não participa, não vem prestigiar”, afirma.
Além da participação de servidores e filiados, também estiveram na festa muitos convidados. Edna Nunes, agente Penitenciária, ficou animada com o Forró Sarado. “O forró está maravilhoso, muita gente animada, muita gente bonita, um forró de alta qualidade, está maravilhoso. Está virando tradição realizar forró em local reservado, com a família e vale muito a pena participar”, disse.

Também esteve presente na festa, a deputada estadual pelo PT, Conceição Vieira. Ele conversou com membros da diretoria e fez questão de ser registrada com toda a turma da saúde.

Os shows
O forró comeu solto com a participação da cantora Jeanny, que subiu ao palco para arrastar uma multidão para o salão. Logo após o show de Jeanny, foi a vez de um forró pra lá de romântico do cantor Samuel Sertanejo. Ao amanhecer do dia, animando a festa, a banda Sanfonada enlouqueceu os forrozeiros que dançaram e se divertiram até as primeiras horas da manhã do dia seguinte.


Social da festa
Preocupado com o grande índice de doenças sexualmente transmissíveis, o Sintasa montou um estande em pleno espaço com banners, panfletos e, é claro, muita camisinha para distribuir entre os forrozeiros. O coordenador de combate às DST’s, doutor Almir Santana, esteva presente no Forró Sarado. “A atitude do Sintasa é muito positiva em utilizar a festa para conscientizar as pessoas a usarem preservativos”, declarou o coordenador.